quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Eutanásia,Sim ou Não?


 Depois que isso aconteceu com outros casos que também ganhou importância enorme, bem como o italiano Piergiorgio Welby, doente com distrofia muscular, finalmente, morreu em dezembro de 2006, após uma luta longa e árdua contra a doença e contra o sistema legal que impedia eutanásia.
A palavra eutanásia vem do grego eu = bom, thanatos = morte.
"Boa Morte", um termo que evoluiu e agora se refere ao ato de acabar com a vida de uma pessoa, a pedido ou de um terço nas proximidades, a fim de minimizar o seu sofrimento.
Assim entendida, a eutanásia, admite pelo menos duas variantes, uma ativa ou assistida, na qual um terceiro intervém para ajudar a morrer, e um passivo, que simplesmente pára de intervenção de terceiros para prolongar a vida.
Outra possibilidade é muitas vezes posta em cima da mesa quando se discute a questão, é o direito de praticar ou não, em um caso terminal com a pessoa inconsciente.
A Igreja Católica estabeleceu firmemente a sua posição como ela surge na sua compreensão da interpretação da Escritura: Não à eutanásia sob qualquer forma. Mesmo Paa Joao Paulo II decretou o alargamento do âmbito de aplicação do código de direito canónico, que estabelece excomunhão religiosa de qualquer nível que concordar com a eutanásia e ensinam (Roma, 24/02/2001). Católicos, de seus grupos mais conservadores são os que têm trabalhado sobre o princípio da negação da eutanásia.

O Islã não têm uma posição absoluta.
Nadeem Elyas, presidente do Conselho Islâmico da Alemanha diz: "O Islã permite que, em certos casos, que acabam com as medidas para prolongar a vida artificialmente, não se trata de apego a ela. Quando a vida chega ao fim, há bem-vindos à morte. Devemos, portanto, prolongar a vida a todo custo, onde a ciência ea razão não se perspectiva. Islã proíbe qualquer tipo de eutanásia. A vida é um dom divino, para ser proteger e cuidar possível. O fim da vida é determinado por Deus. "

O Judaísmo, entretanto, quase que explicitamente permite a eutanásia passiva.
O Talmud narra uma história: Era uma vez uma velha que tinha uma doença que lhe causou grande sofrimento. A velha disse a seu rabino: "Rebe, e não aguento mais, a única coisa que me mantém vivo é o desejo de vir para a sinagoga. Ouvido isto, o rabino disse. Vá para a cama, não venha amanhã. E então este velho deixou esta terra e sofrimento.
Outra história diz que havia um homem que sofreu de uma doença terminal de saúde e grande sofrimento. O homem alegou que ele só poderia manter o coração batendo para o som que eles fizeram as ferramentas dos cortadores de seu trabalho. Ouvido isto, o rabino avisou que não trabalhasem na manhã seguinte, usando seus eixos. Foi assim que este homem fez este transe de sofrimento incurável tocado.
Joel Berger, um ex-rabino do estado de Baden-Warttemberg disse:
"De acordo com o judaísmo, nascido em contra a sua vontade, por isso contra a sua vontade morrer algum dia. Isto implica que o nosso problema começa já com um paciente no terminal quando levantou prolongar artificialmente sua vida, torturá-lo ainda mais",

Os evangélicos não têm uma organização piramidal, assim será todos os tipos de opiniões.
Por exemplo, Wolfgang Huber, presidente da Igreja Evangélica Alemã, disse:
"Com a ressurreição de Jesus, os cristãos celebram a vitória sobre a morte. Isto significa que a vida não deve ser prolongada desnecessariamente, mas também significa que os seres humanos não podem fazer uso arbitrário da vida nem o começo nem o fim. A vida, com seus limites, é um dom divino. Portanto, se recusam a eutanásia "é uma morte consciente induzida. A fé cristã na ressurreição de Jesus Cristo ajuda-los a aceitar a perda de nossas vidas e permitir que a morte, quando se trata horas ".

Mas Enric Capo, pastor da Igreja Evangélica, na Catalunha e diretor da revista "cristianismo protestante", órgão oficial de expressão do espanhol Igreja Evangélica (Igreja Metodista / Presbiteriana espanhol), se atreve a pensar com visão um pouco mais aberta e talvez seria mais compreensão do sofrimento da humanidade.
Hood diz (Outubro 2006): "Por um lado, temos de ter em conta a visão bíblica da vida e da morte. É verdade que a vida é um dom de Deus e nosso dever de preservá-la e colocá-la em seu serviço a serviço dos outros. Esse pensamento deve inspirar nossas vidas e nossa conduta ", ninguém vive para si mesmo, e ninguém morre para si mesmo."
No entanto, quando essa vida é tão deteriorado que nada mais pode dar, parece questionável que o crente de volta para Deus em momentos de grande sofrimento. Deus não quer que o homem sofre, de modo que se o sofrimento é porque o Senhor quiser, é simplesmente blasfemo.

O que você acha?
"Dizer não a eutanásia é uma doutrina bíblica é sustentável ou apenas uma posição, decorrente de qualquer outra motivação além do ensino da Escritura?
Qual deve ser o ponto de vista dos cristãos?
... Deve haver uma opinião?O caso de Terri Schiavo (1963-2005) provocou uma polêmica sobre a eutanásia, embora, de fato, colocar a mídia em um dilema ético tão antiga quanto a vida e a morte.

0 comentários:

Postar um comentário