quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aprendendo com Tomé.


 E como acontece com Jonas, acho que a história não tem sido figura benevolente.
"Tomé, o incrédulo." Então, muitas vezes se referem a este discípulo de Jesus.

Mas para saber um pouco mais sobre a personalidade de Tomé, voltar alguns capítulos no mesmo livro de João
 A morte de Lázaro
 "Tendo dito isso (Jesus) disse:
- Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou acordá-lo.
- Senhor - respondeu a Seus discípulos - se o sono vai se recuperar.
Jesus falou da morte de Lázaro, mas os seus discípulos pensaram que ele queria dizer o sono natural. Portanto, eu disse claramente:
- Lázaro morreu, e por causa de você eu estou contente, não há, de modo que eles criam. Mas vamos ver.
E Tomé, apelidado de "gêmeo", disse aos outros discípulos
- Vamos nós também, para morrer com ele ".

Esta história nos mostra uma diferente Tomé arquetípica ou absolutamente incrédulo. Na verdade, muito pelo contrário.
Tomé não só não questionou a veracidade das palavras de Jesus, mas acrescentou: "Vamos nós também, para morrer com ele".
Em outras palavras, Tomé queria ver o milagre na carne. Portanto, confiante no seu Senhor, que se ofereceu para morrer, com a idéia de experimentar o milagre em si.

"Incrédulo?
Não é assim. Tomé era um homem de fé imensa, ele não tinha dúvidas sobre o poder de Jesus Cristo e estava convencido de que este não estava a falhar. Acreditava-se qualquer coisa, mas quando ele tinha certeza de que a palavra dada por Deus ao aceitar, sem escrúpulo.

Jesus conforta os discípulos

No capítulo 14 de João, é uma outra abordagem para a personalidade de Tomé.
"- Você sabe o caminho para ir para onde eu vou.
Então, disse Tomé:
- Senhor, nós sabemos onde você vai Como podemos saber o caminho?
- Eu sou o Caminho, a Verdade ea Vida - Jesus respondeu -. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se você realmente me conhecesse, sei que meu pai. E a partir deste momento eu sei e tenho visto isso. "

Curiosamente, nenhum dos discípulos tinha-se tornado claro que Jesus queria dizer o caminho, mesmo que Jesus era realmente. Mas havia um que se atreveu a perguntar: Tomé.
O mundo famoso e doutrinário fundamental frase "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim "não poderia ter existido sem ela não fosse a ousadia de pedir . Todos ficaram em silêncio, a maior intervenção de Tomé sai da boca de Cristo, uma das revelações mais importantes da Teologia.

"Incrédulo?
Eu diria que era uma pessoa que gostava de aprofundar, para não ficar com dúvidas.

Jesus ressuscitado

Sao Joao capítulo 20, narra o episódio em crucificar Tomé 'o título eterno dos "infiéis".
Mas vamos analisar a questão por um momento.

O versículo 19 diz que Jesus apareceu aos seus onze discípulos, entre os quais havia Tomé. Os discípulos, ao contrário do que muitos pensam, não pulou em gritos de alegria, como Aleluia! Ressuscitou! Era verdade! Bem-vindo.
Em contrapartida, reagiu com medo e assustado, porque eles achavam que estavam vendo um fantasma.
Você já viu um homem morto caminhando?. Por apenas imaginar.
Era necessário que Jesus era um bom tempo explicando que era um fantasma, mas foi o próprio ressuscitado.

Mas depois do dia, os discípulos, disse Tomé, que tinha estado com Jesus. Seus companheiros discípulos (não Jesus) lhes disse:
"- Até eu ver a marca dos pregos em suas mãos, e marca em meus dedos e minha mão no seu lado, não acreditarei -"

A Bíblia diz que:
"Uma semana depois, os discípulos estavam novamente em casa, e Tomé com eles. Embora as portas estavam fechadas, Jesus veio e pôs-se entre eles, os cumprimentou: - A paz esteja convosco
Depois disse a Tomé:
- Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estenda a mão e colocá-lo em meu lado. E não seja incrédulo, mas homem de fé
- Meu Senhor e meu Deus! Tomé exclamou.
- Porque você já me viu você acredita - disse Jesus -, bem-aventurados são aqueles que não viram e ainda acredito. "

Primeiro vamos anotar o tempo que passou desde a primeira aparição de Jesus aos discípulos, Tomé não estava presente.
Em segundo lugar, é interessante que Tomé não pedir a Jesus Cristo, para poder tocar as suas feridas. Foi o mesmo Cristo que ofereceu a ele.

Tomé, obedecendo ao mandado de Jesus, e, certamente, envergonhado por Jesus para ouvir suas próprias palavras, está se aproximando e imediatamente perceber a realidade da presença de Jesus Cristo:
- Meu Senhor e meu Deus! - Exclama Thomas. Essa expressão resume admiração e humilhação. Thomas ficou espantado.

A frase seguinte, é geralmente considerada como uma repreensão de Jesus a Tomé, mas eu não penso sobre isso.
Tal como o resto dos discípulos, Thomas acreditavam na ressurreição, porque eles tinham experimentado cara a cara com o Mestre. Mas esta possibilidade de vê-lo em pessoa, não seria possível novamente até a segunda vinda de Cristo. Por isso, Jesus diz "bem-aventurados que eles não tenham visto, acreditam".
Estes "sorte" nós, os crentes de hoje, que acreditam em Jesus ou Yashuah somente pela fé.

"Incrédulo?
Tomé teve o privilégio de jogar com suas próprias mãos o corpo do Messias ressuscitado. Tomé era uma pessoa que não gostou das perguntas, a fé e a devoção censura imensurável.
A mensagem é o personagem de Tomé Senhor, eu me sinto muito abençoada por nunca ter uma pergunta que vem de você. Tomé não quer que os seus sentidos e sentimentos podem perturbar a sua percepção e perder a maravilhosa realidade de Cristo.

A coisa notável sobre isto é que Jesus nunca deixou de responder a Tomé. Em vez usou a sua preocupação para revelar seus ensinamentos e maiores mistérios para os outros.

O ensinamento de Tomé

Como muitas bênçãos - as pessoas estão perdidas na sua pressa de comprar qualquer ilusão?
Talvez não seja fácil se o negócio dos mercadores de ilusões que pululam sempre, se houvesse mais pessoas com o personagem de Tomé.Outro personagens interessantes da Bíblia é Tomé. A história de seu célebre incidente como apenas Jesus disse no Evangelho de João.

0 comentários:

Postar um comentário