sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ECLESIOLOGIA_parte01

1. DEFINA ETIMOLOGICAMENTE E TEOLOGICAMENTE A PALAVRA “IGREJA”. - A palavra portuguesa “igreja” é tradução do termo grego “ecclesia”, que significa “chamados para fora”. É vocábulo que era usado para designar uma assembléia ou congregação. Teologicamente, trata-se da assembléia, ou povo de Deus, como um corpo místico, o corpo místico de Cristo.

2. QUE SE ENTENDE POR “IGREJA UNIVERSAL”? - É a comunidade de salvos de todas as raças, nações, tribos, povos e línguas, pertençam ou não a uma igreja organizada.

3. QUE SE ENTENDE POR “IGREJA LOCAL”? - Um grupo de crentes batizados, reunidos pelo Espírito Santo, com o propósito de obedecer aos princípios e preceitos da Palavra de Deus.
4. QUE SE ENTENDE POR “IGREJA MILITANTE”? - A igreja que está na terra, viva, bata-lhando pela causa do Evangelho.
5. QUE SE ENTENDE POR “IGREJA TRIUNFANTE”? - A que já se encontra com Cristo, já venceu todas as tentações e dores. Os santos que partiram, que já dormiram com Cristo.
6. QUE SE ENTENDE POR “IGREJA VISÍVEL”? - A igreja organizada. Todas as pessoas que estão arroladas nos róis de membros das diversas denominações cristãs.
7. QUE SE ENTENDE POR “IGREJA INVISÍVEL”? - O corpo místico de Cristo. Os verda-deiros salvos que estão nas igrejas ou fora delas.
8. DÊ O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO E TEOLÓGICO DE “BISPO”. - Etimológico: “supervisor”. Teológico: Aquele que vela pelo rebanho, como responsável terreno dos fiéis.
9. DÊ O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO E TEOLÓGICO DE “PRESBÍTERO”. - Etimológico: “ancião”. Teológico: Aquele homem experiente que tem condições de orientar, acon-selhar, exortar e ensinar.
10. DÊ O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO E TEOLÓGICO DE “PASTOR”. - Etimológico: Do hebraico, RAAH = “aquele que alimenta”. Do grego, POIMEN = “alimentador”. Teo-lógico: Aquele que vai adiante, aquele que alimenta o rebanho, aquele que guia ou conduz o rebanho do Senhor, o irmão mais velho, o orientador e amigo do povo de Deus.
11. DÊ O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO E TEOLÓGICO DE “DIÁCONO”. - Etimológico: Do grego DIAKONOS = “o que serve”. Teológico: Aquele que administra, ou ministra, ou serve. A pessoa que cuida dos aspectos mais seculares ou temporais da igreja, embora possa alcançar “uma boa posição, e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”. (I Timóteo 3:13.)
12. QUE É UM APOSTOLO? - Modernamente, pela influência do Latim, é chamado de “mis-sionário”. É aquele que é enviado pela igreja para dar início a novas obras, novas igrejas, dando posterior respaldo às mesmas, até que seja formado o corpo ministerial para conduzir a obra.
13. QUE É UM PROFETA? - Aquele que fala em lugar de Deus. Mensageiro da vontade do Senhor para o seu povo. Modernamente os pregadores fiéis de Cristo são os profetas para Seu povo. Há, também, pessoas que têm um dom especial de exortar a igreja, conduzindo-a para mais perto do Senhor.
14. QUE É UM EVANGELISTA? - É um proclamador de boas novas. É aquele que dissemina o evangelho da graça de Cristo.
15. QUE É UM MESTRE? - Aquele que transmite as verdades da Palavra de Deus de forma ordenada e sistemática, sendo fiel à sã doutrina do Evangelho e inimigo de contendas e de heresias destruidoras.
16. QUAL É O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO E TEOLÓGICO DE “BATISMO”? - Etimo-lógico: do grego, “BAPTIZO” = “imergir”. Inclusão de alguém, visivelmente, à igreja de Cristo. A pessoa simplesmente apresenta, através de símbolo visível, a morte e sepultamento da velha natureza e a ressurreição para uma nova vida em Cristo. É a morte para com a antiga vida de pecado e o sepultamento com Cristo, na semelhança da Sua morte, para andarmos com Ele em novidade de vida. Foi ordenado por Cristo, segundo Marcos 16:15,16 e textos correlatos, e foi praticado pela igreja primitiva, segundo Atos 2:41,42 e outras referências.
17. QUANTAS FORMAS DE BATISMO EXISTEM ATUALMENTE? - a) Por aspersão, b) por imersão (uma vez), c) por imersão (três vezes), d) por afusão (a pessoa entra na água e o ministrante derrama água sobre sua cabeça).
18. QUANTAS FÓRMULAS DE BATISMO EXISTEM ATUALMENTE? - a) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, b) Em nome do Pai, imergindo uma vez; em nome do Filho, imergindo pela segunda vez; e em nome do Espírito Santo, imergindo pela terceira vez. c) Em nome de Jesus somente.
19. QUAL O SIGNIFICADO TEOLÓGICO DA CEIA DO SENHOR? - A comunhão da Ceia do Senhor tem o propósito de servir de recordação dos sofrimentos do Senhor a nosso favor. É uma celebração de Sua morte. O Salvador sabia como é curta a memória humana e, por consideração a nossa fraqueza e inclinação ao esquecimento, estabeleceu uma simples ceia memorial. Nela, tomamos do pão partido, simbolizando Seu corpo que foi ferido por nós e do fruto esmagado da videira, símbolo do Seu sangue derramado por nossos pecados. É uma lembrança dos sofrimentos do Senhor, a qual nos apresenta com muita nitidez o Calvário e Sua cruz. A ceia, porém, contempla não só o passado, mas também o futuro. É uma comemoração e é uma profecia. Demonstra a morte do Senhor, “até que Ele venha”. A ceia do Senhor é obrigatória durante a dispensação da Igreja, porque foi ordenada por Cristo (I Coríntios 11:23-26) e foi observada pela igreja primitiva (Atos 2:42).

0 comentários:

Postar um comentário