sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os Sete Atributos do Líder Cristão_parte01


 1) Exemplo: O primeiro atributo do Líder Cristão
(“O que mais ensina são os nossos atos”)

O primeiro atributo, e o mais expressivo de um líder, é o seu exemplo. Na verdade, é o exemplo que demonstra a veracidade de todos as outras qualidades do líder, nele se resume, o seu amor, a sua autoridade, a sua motivação, a sua habilidade. É o exemplo como uma jóia , provada pelo tempo, de onde provem todo o brilho do sucesso ministerial do líder cristão.
É totalmente inútil qualquer líder insistir em um ministério, e tentar revelar qualidades se não for através do exemplo, a própria Bíblia diz: “Pelos seus frutos os conhecereis...” (Mateus 7:20).  Mas, um líder que demonstra exemplos de vida, muitas vezes até sem usar palavras, ensina melhor do que aquele que apenas teoriza conceitos.
Exemplos que se pode enumerar em um líder são:

• Honestidade no seu relacionamento com a sociedade;

Todo cristão , principalmente o líder deve ter um bom relacionamento com a sociedade, dentro e fora da igreja, seus vizinhos, amigos, parentes e autoridades, não devendo nada a ninguém, senão o amor ( Rom 13:8).
E dever amor ao próximo é muito mais do que não fazer mal a ele, ou esperar que ele venha até sua porta pedir-lhe o bem, antes, é compadecer-se de justos e pecadores. Pois foi esse o exemplo deixado por Cristo.

a) O líder e a sociedade da igreja;

Na igreja, congregação dos justos, o líder não deve ser insocial, porém imparcial, deve estar sempre presente no povo, e agir com senso de justiça, não deixando que os conceitos que o mundo tem, partidarismo, interesse pessoal, ambição, influencie na hora de tomar atitudes. Aquele que está a frente, não deve deixar motivos para que existam discórdias dentro da igreja por causa da sua pessoa, não deve abusar do fato de ser líder, ou irmão, para lançar mãos dos bens alheios, explorar o seu próximo ou agir com desprezo, confiando no perdão do outro. Mas , infelizmente, há dentro das igrejas, líderes autoritários, exploradores, que lançam mão do seu cargo até mesmo para lesar o seu próximo.




b) O líder e a sociedade secular ;

Igualmente, no meio dos ímpios, o líder deve agir com amor, e não pode ser omisso, levar a igreja a fazer diferença no meio em que vive.
Jeremias nos mostra os quatro pilares da influência que o líder deve levar a igreja a ter na sociedade.
O LÍDER CRISTÃO DEVE LEVAR O GRUPO A TER PRESENÇA NA COMUNIDADE, DEVE SER A PRESENÇA NO MINISTÉRIO DA ORAÇÃO, DEVE SER PRESENÇA NO MINISTÉRIO DA PRÁTICA E NO MINISTÉRIO DA PROCLAMAÇÃO QUE ABRANGE A PRÁTICA;
• A PRESENÇA DA IGREJA NA COMUNIDADE: Deve ser uma presença transformadora Jr. 29:5 Tg. 1:9,13,17. Uma presença consciente , edificando casas chamando para sermos sal. Aqui Jeremias está instruindo os exilados de Deus a não terem para com a cidade uma postura de exilados. Ele está dizendo: "Invistam em imóveis, ingressem na vida econômica da cidade!" . E é isso que devemos tomar como exemplo para não só limitarmos o nosso evangelismo e aos cultos aos domingos, e sim, uma presença constante;
• A PRESENÇA NA ORAÇÃO: Orando intensamente Is : 62:1-7; Orando pela Paz da comunidade, pela reforma no processo econômico e político , e pela segurança;
• A PRESENÇA NA PROCLAMAÇÃO E NA PRÁTICA: Somos responsáveis por compartilhar a Fé que está dentro de nós. I Cor 9:16. E que esse ministério deve ser edificado com oração e prática.

c) O líder e a sua família

Além desses pontos, o líder não pode esquecer de ser honesto também com sua família . Ser honesto com a família não indica apenas fidelidade ao cônjuge ou aos pais, mas sim uma presença, uma participação e prioridade.
Deus, como lemos no livro de Gênesis, estabeleceu a instituição do matrimônio, para vivermos os dois como um. Mas o líder enfrenta problemas quanto a prioridades entre o ministério e o seu lar. Qual deles deve ter prioridade quando surge um conflito? Há quem considere que não existe problema, dizendo: “Eu sempre ponho a obra de Deus em primeiro lugar”. Mas lembremo-nos de que os votos declarados no dia do casamento não perdem sua força no ministério. Devemos não ser líder na igreja, e motivo de repreensão em casa, mas sim amar o cônjuge, os filhos, aconselhá-los, confortá-los e ensinar-lhes os caminhos do Senhor .
Muitas vezes há filhos menores em casa, o ministério principal da mãe já está estabelecido. Na passagem dos anos, ela naturalmente terá mais tempo para dedicar à obra, e o marido deveria encorajá-la a começar ou recomeçar algum ministério segundo a direção de Deus. O importante é reconhecer que Deus tem ordenado a todos nós que cuidemos de nossas famílias. Ocasionalmente, quando existe um problema sério ou doença grave, somos obrigados a dar prioridade à família. Obedecer a chamada divina não nos isenta das obrigações familiares. Vamos, então , cumprir o nosso dever em ambas as áreas, sempre usando o bom senso e buscando a direção de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário