quinta-feira, 26 de novembro de 2009

UMA PALESTRA SOBRE BATISMO NAS ÁGUAS



Ora todo crente tem a necessidade de “comer o corpo e beber o sangue de Jesus” pois Jesus mesmo disse em João 6:53 “Quem não comer o meu corpo (pão da santa ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da santa ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”, em outras palavras : “ quem não comer o pão e não beber o sangue de Jesus NÃO tem a vida eterna,existem três processos na vida de alguém que já se decidiu,veja :
1o ) A pessoa crê;
2o ) A pessoa é batizada;
3o ) A pessoa participa da Ceia
QUAL É O SENTIDO DA PALAVRA “BATIZAR”?
Batismo ou batizar quer dizer “mergulhar, submergir, imergir” Marcos 1:5, João
3:23; Atos 8:36-39. Por definição e uso a palavra quer dizer “meter em água ou
debaixo dela de modo a inteiramente imergir ou submergir”. Há igrejas que batizam por aspersão ou borrifação. Usam a palavra rantizo do grego, que significa aspergir ou salpicar. A palavra batismo é apenas transliterada do grego “baptizo”. ”Baptizo“ significa imergir ou mergulhar. Sempre que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é “baptizo e nunca rantizo”. Em Rom. 6:3-5 alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por imersão, como: "sepultados pelo batismo", "plan-tados à semelhança da sua morte pelo batismo", etc.. Outros exemplos são o batismo de Jesus e do eunuco (Mat. 3:16; Atos 8:38-39), através das expressões: ”desceram à água” e “saíram da água”. Se o batismo fosse por aspersão, bastaria um copo d’água para salpicá-la na cabeça. Ao contrário, é necessário haver abundância de água para o ato batismal, pois a fórmula bíblica do batismo é por imersão. Tanto o que batiza como o que é batizado, ambos descem às águas.
Existem três TIPOS DE BATISMO
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->ASPERSÃO (borrifamento) É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa usado na Igreja Católica
<!--[if !supportLists]-->2. <!--[endif]-->AFUSÃO ( derramamento) É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional
<!--[if !supportLists]-->3. <!--[endif]-->IMERSÃO ( mergulhamento ) É a pratica correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Evangélica.
Destes três tipos de batismo o mais correto é o batismo por IMERSÃO, pois a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir, ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água, então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado, e NÃO ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão, deduzimos que JESUS foi batizado por IMERSÃO, ou seja, ele foi MERGULHADO na água , caso contrario se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio, também em Atos 8:38,39 quando o evangelista Felipe batizou o eunuco, diz “ pararam a carruagem e desceram ambos na água”, vemos aqui que, se o batismo fosse por aspersão ou afusão o eunuco mandaria que seus servos lhe trouxessem água do rio para ser batizado e não irem ambos ao rio para ser batizado, nos deixando claro que Felipe batizou o eunuco por imersão. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos, pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” agora eu te pergunto como é que sepulta a pessoa ? em pé ou deitada ? No batismo de IMERSÃO deita-se a pessoa na água, a água aqui simboliza o sepulcro a cova onde será ‘enterrada’ afundada a pessoa ali irá ficar a velha vida de pecado e ao sai da água ressurge para uma vida de vitórias Concluímos que a forma correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO.
Esta pessoa esta de acordo com a Palavra, esta pessoa esta salva! É verdade que só batizar não garante a salvação, é preciso primeiro CRER em JESUS CRISTO como seu SENHOR E SALVADOR.Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer:
O Batismo águas é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nós testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo nas águas é um símbolo de “ sepultamento ”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura” ali enterramos o nosso “ velho homem ” a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo no batismo. O batismo nas águas não é apenas uma forma ou uma cerimônia sem sentido, mas uma experiência definida na vida de um crente néo-testamentário,como nos relatam, não só os evangelhos, senão também os Atos dos Apóstolos e as Epístolas. Hebreus 6:1-2; Atos 2:38-41.É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando de que o “ batismo não salva ”, etc. Porém NÃO existe outra forma bíblica, pela qual, o crente entra para a Igreja que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte da Igreja o crente precisa ser batizado, caso ele não seja batizado, ele pode até frequentar um igreja mas não faz parte da Igreja de cristo, esta fora. O crente ao ser batizado passa a participar da mesa do Senhor, ou seja, da Santa Ceia, o crente que não é batizado não pode participar pois ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo.

0 comentários:

Postar um comentário